segunda-feira, 25 de julho de 2016

Dicas Para Fazer Hidratação Capilar

  E ai pessoal, tudo bom? Hoje eu vim dar algumas dicas para fazer hidratação capilar de forma que os cabelos absorvam bem os agentes da máscara utilizada para que o resultado seja mais eficiente.


  Primeiramente, essas dicas não se aplicam somente a hidratação, utilizei esse termo pois normalmente as pessoas costumam chamar assim os tratamentos feitos com diversas máscaras com diferentes agentes, mas pode ser uma máscara hidratante, nutritiva, reparadora, reconstrutora, de acordo com as necessidades dos seus fios ou do seu cronograma capilar, caso você siga.
  Outra observação, as dicas a seguir são para máscaras de tratamento, as receitinhas caseiras costumam ter um tempo certo de ação e eu não acho seguro fazer nada além do recomendado, pois por não serem produtos cosméticos, se algo der errado não tem com quem reclamar sinceridades rsrs.



  •   Dica 1:
  Utilize a máscara de tratamento entre o shampoo e o condicionador, mesmo não estando escrito no "modo de usar" de alguns produtos, essa é a melhor maneira para o cabelo absorver o produto. Isso acontece pois o shampoo abre as cutículas dos fios e por esse motivo, por estar mais poroso, o fio tende a absorver mais e melhor o produto a ser aplicado. E como o condicionador sela as cutículas, quando aplicado depois da máscara potencializa a absorção e consequentemente o resultado do produto. Nem todas as máscaras selam efetivamente as cutículas, então na duvida é sempre melhor aplicar o condicionador depois.

  • Dica 2:
  Não aplique a máscara com o cabelo encharcado, salvo os momentos de pressa quando aplicamos as máscaras de tratamento durante o banho, é sempre melhor aplicá-las com os cabelos molhados ou úmidos, sem muito excesso de água, porque além da máscara render menos, por ser diluída na água presente nos fios, o resultado pode ser menos eficaz, porque o produto pode ir saindo junto da água que escorre do cabelo.

  • Dica 3:
  Deixe a máscara agir mais tempo, com exceção dos produtos que determinam um tempo exato de ação (nesses casos ficar mais tempo com o produto pode danificar os fios), sempre que possível deixo as máscaras agirem de 20 a 40 minutos, por mais que sejam aquelas que prometem resultados incríveis em 3 minutos. Se o efeito durante o banho é bom, fora dele e por mais tempo é melhor ainda; faça outras coisas enquanto a máscara age que o tempo passa rapidinho. Nesse momento, por exemplo, estou com uma máscara que diz "Deixe agir de 3 a 5 minutos." mas já estou a mais tempo que isso e pretendo deixar agir por pelos menos 40 minutos, já usei essa máscara antes das duas maneiras e o resultado é muito melhor com mais tempo de ação. Isso aconteceu com todas as máscaras que já testei, quando agem por mais tempo proporcionam resultados muito além de quando utilizadas por poucos minutos. 

  • Dica 4:
  Utilize touca metálica, essa dica complementa as dicas anteriores, se aplicada entre o shampoo e o condicionador, sem o cabelo estar extremamente molhado e deixando agir por um tempo significativo, a máscara só tende a ter resultados ainda melhores, mas quando essa pausa é feita utilizando algum instrumento que intensifique ou "segure" o calor, aí minha filha, não tem pra ninguém, é resultado 100% melhor que quando utilizada no banho na certa. Esse instrumento pode ser uma touca metálica, papel alumínio, sacolinha plástica (de mercado mesmo), plástico filme, o que sua imaginação conseguir aplicar para esse fim. O calor é parte importante na eficácia de uma máscara de tratamento, então manter a temperatura dos fios e da cabeça dentro do normal é o ideal, a água dos cabelos junto da máscara vai ficando geladinha com o passar dos minutos, o que pode fazer com que o resultado não seja tão além do esperado. Eu não posso indicar o uso de toucas térmicas, daquelas que esquentam, pois eu nunca testei, mas a metálica baratinha da perfumaria funciona super bem e se lavar e secar a cada uso, pode ser usada diversas vezes.

  • Dica 5:
  Não aplique a máscara na raiz, a menos que seu cabelo e seu couro cabeludo sejam muito ressecados, ou então por indicação do seu dermatologista ou cabeleireiro, não aplique a máscara na raiz, principalmente seguindo as regras anteriores, pois o calor e o maior tempo de ação poderão deixar a raiz muito oleosa. Eu que já tenho a raiz oleosa normalmente, se aplicar cremes e máscaras no couro cabeludo, terei que lavar no dia seguinte, a máscara faz um bem danado ao cabelo, mas principalmente as nutritivas e hidratantes, tendem a conter agentes (como óleos, por exemplo) que podem gerar uma maior oleosidade na raiz, a parte mais próxima do couro cabeludo que é mais quente e de onde o sebo natural sai.

  • Dica 6:
  Enluve os cabelos com a máscara, nem sempre é necessário aplicar muito produto, varia de acordo com o tipo de máscara , comprimento e quantidade de cabelo. Mas é sempre melhor enluvar (aplicar mecha a mecha massageando e "puxando" levemente de cima para baixo) para garantir que todos os fios estejam recebendo o produto. Se aplicada de uma vez em "todos os fios" a máscara pode acabar não atingindo todas as partes do cabelo, só a superior ou inferior, dependendo da forma aplicada. O ideal é sempre aplicar com cuidado, e sem excesso, em todos os fios. 

  • Dica 7:
  Utilize a máscara correta, conheça bem seu cabelo e as necessidades dele, nem sempre o que precisamos é hidratação, as vezes pode ser nutrição, reconstrução, reparação, banho de brilho, tudo depende do estado dos fios e do resultado almejado. Normalmente todo mundo chama qualquer creme ou máscara de "Hidratação", mas as vezes é uma máscara de queratina, por exemplo, que é indicada para reconstrução e deve ser utilizada em fios extremamente porosos e elásticos, pois os reconstrói, e se o cabelo não se encontra nessas condições tende a ficar muito rígido e quem a utiliza de forma errada acaba pensando que o produto é ruim. Na dúvida, utilize as máscaras recomendadas para seu tipo de cabelo (cacheado, descolorido, tingido, com química) pois elas normalmente já contém os ingredientes que esse determinado tipo de cabelo costuma necessitar. Posso fazer um post indicando ingredientes e agentes para cada necessidade, se quiserem deixem nos comentários que preparo com muito carinho!

  Espero que curtam e aproveitem essas dicas. Quando testar me conte sua opinião!
 E se tiverem outras dicas para tratamentos capilares, sugestões de posts ou dúvidas, fiquem a vontade, os comentários aqui e no Instagram estão sempre abertos à vocês!

  As imagens maravilhosas desse post são de Allyson Gutchell que faz trabalhos incríveis inspirados na Pop Art, conheça mais ilustrações impecáveis como essas em allysongutchell.tumblr.com


Um beijo,
Rafa ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário