terça-feira, 6 de outubro de 2015

Como eu pinto meu cabelo

  Olá pessoas lindas, quanto tempo, não?! Estou de volta para responder a pergunta que a ruivinhas mais ouvem "Que tinta você usa?" e segunda que é "Como você pinta seu cabelo?". Não sou nenhuma expert no assunto, mas a minha experiência pessoal vem de anos, desde bem novinha gosto de mexer no meu cabelo e fazer todos os tipos de mudanças. A ruivice entrou na minha vida em 2011, tive várias fases nesses anos, o que pode render um post bem legal falando sobre meu histórico capilar com fotos de todas minhas aventuras. No post de hoje vou introduzir o assunto e futuramente poderá ser mais detalhado e com temas específicos.


  Como eu já disse, eu mesma que faço todos os procedimentos no meu cabelo, mesmo eu não sendo profissional fico super satisfeita com o resultado e esse hábito já é tão forte na minha vida que nem penso em ir ao salão. Nesse post vou falar de modo geral como retoco minha raiz e tonalizo o comprimento e os produto usados, se tiverem dúvidas podem deixar nos comentários que serão muito uteis para eu saber o que meus leitores querem ler.
  Minha coloração "padrão" desde o início da minha vida como ruiva laranjinha é a 8.4 (Louro claro avermelhado) Color Perfect da linha Vibrant Reds da Wella , usei outras colorações na mesma marca e de marcas diferentes, mas há um bom tempo é essa que procuro. Ultimamente tem sido bem difícil encontrá-la, então venho substituindo por outras; a penúltima que usei foi a 7.4 da Majirel e a que vou mostrar nesse post é 8.4 (Louro claro cobre) da linha Evolution of the color da Alfaparf Milano.


  Quando procurei a da Wella na perfumaria e não encontrei, a atendente prontamente me sugeriu a da Majirel, mas eu tinha achado o resultado muito claro (mesmo sendo um tom 7) e a segunda sugestão era essa da Alfaparf. Aceitei a sugestão por três motivos, não tinha outra opção, gosto muito dessa marca (inclusive sempre que preciso uso o descolorante Supermeches) e também porque a moça foi super simpática. Vim pra casa já bastante curiosa pelo resultado, que eu gostei muito.


  Utilizei a água oxigena de 30  volumes (9%) porque meu cabelo natural é uma castanho escuro difícil de clarear e só com a de 20 volumes não consigo abertura para o tom desejado. A proporção da mistura dessa coloração é de 2/3, ou seja, duas partes de coloração para três de oxidante, a bisnaga vem com 60g e a água oxigenada com 90 ml. Eu acho importante utilizar a água oxigenada da mesma marca da coloração, pois ela já é feita pensando nesse produto e o resultado pode ser ainda melhor e se você utilizar com outra emulsão e não gostar do efeito no seu cabelo nem pode reclamar com o fabricante, uma vez que não seguiu todas as recomendações. Não estou dizendo que usando outra marca de água oxigenada o resultado será ruim ou fará mal ao cabelo, até porque muitas pessoas usam inclusive algumas que não são profissionais e adoram; só estou ressaltando o que é mais indicado, principalmente para quem ainda não tem muita experiência.
  

  Como vocês devem ter reparado, eu comprei 2 tubos de água oxigenada, pois utilizei um pouco mais que o recomendado da mistura para que o tom abrisse ainda mais e mesmo se ficasse muito claro, a posterior tonalização resolveria esse problema. Na misturinha para aplicar na raiz, coloquei todo o tubo da coloração e mais ou menos 135ml (um tubinho e meio) de água oxigenada. 


  Inicialmente a mistura da coloração fica nesse tom de laranjinha cintilante, mas com o passar dos minutos da aplicaçãom vai oxidando e escurecendo para um marrom arroxeado (super normal nas colorações ruivas, se acontecer isso na sua "primeira vez" não se assuste). Até onde eu sei, não há problema nenhum a coloração ir escurecendo, pois como disse, isso se deve a oxidação do próprio produto. Eu dividi o cabelo em três partes, sendo duas laterais na parte da frente e uma mecha grande na parte de trás da cabeça. Cada pessoa tem sua técnica de aplicação, eu tenho preferido começar pelo topo da cabeça pois é a parte mais visível e dessa maneira o produto age por mais tempo. Vou dividindo em pequenas mechas e aplicando apenas na raiz, pois é um retoque. Não fotografei essa parte pois é bastante difícil fazer isso sozinha, mas se para um próximo post nesse tema eu tiver um ajudante, fotografarei. Como minha raiz já estava bem grande usei o tubo inteiro, mas se estivesse menor, não seria necessário tanto produto. Aplico por toda a raiz e deixo agir em torno de 40 minutos.

  Depois de lavar os cabelos (apenas com shampoo), o resultado já fica bem visível. O tom não está muito fiel nessa foto, está mais claro, mas dá para ver como abriu bem o tom na raiz. É importante lavar bem, principalmente a raiz, para que não sobre produto em nenhuma parte, pois caso isso ocorra, o produto vai agindo e prejudicando os fios, principalmente se receber algum calor de secador ou prancha, enxágue bem.


  O tonalizante que usei foi o lançamento da Kert, na cor Conhaque cobre avermelhado. Esse é o tipo de tonalizante sem amônia, que não utiliza emulsão (água oxigenada) e que hidrata os fios enquanto colore, pois na realidade é uma máscara de hidratação com cor que tem a queratina entre seus principais agentes e age a partir da abertura das cutículas que o shampoo proporciona. Ele puro, com certeza, deixaria meu cabelo bem longe do tom que eu queria (que é o laranjinha que puxa para o ruivo natura), deixaria bem mais avermelhado, então eu misturei com creme branco. A proporção da mistura depende do tom desejado e como eu tive medo de que ficasse muito escuro fiz com 3/1, sendo três partes de creme branco para uma parte de tonalizante. 


  A misturinha ficou com esse tom até que bem intenso de laranja, mas ainda assim bem mais claro que o que sai do tubinho. Dividi o cabelo em três partes como para aplicação da coloração e fui enluvando mechas da raiz até as pontas de todo o cabelo e deixei agir por uns 40 minutos também. Eu aplico na raiz que foi recém colorida para dar uma uniformizada na cor, porque mesmo que a raiz fique um pouco mais escura, pelo menos a unidade de cor é a mesma.

  Eis aqui o resultado, um tom de cobre alaranjado intenso, do jeitinho que amo. Como dá para notar nessa foto, a raiz está um tom mais escura, porque o cabelo estava virgem antes de receber a coloração e o comprimento, em ocasiões anteriores, havia sido descolorido. Pela saúde do meu cabelo, eu tenho optado por não mais descolorir (pelo menos por enquanto) e essa diferença de tom não me incomoda. Mesmo as pessoas que descolorem sempre a raiz, normalmente apenas tonalizam o comprimento, para que o dano seja sempre menor. Após o tempo de ação do tonalizante também é importante um bom enxágue e pode ser feita a aplicação de um condicionador para selar as cutículas.


  Nessa foto dá para ver o resultado de modo geral, a foto só está um pouco mais escura que o real. Fiquei super satisfeita com o resultado, com as lavagens vai desbotando e chegando mais perto do ruivo natural e quando o desbotamento desagradar é só tonalizar novamente com o mesmo tonalizante utilizado nessa coloração. (Ignorem essa pose super esquisita, mas foi o único jeito que encontrei de fotografar quase que o cabelo todo sozinha :P) 

  Espero que vocês tenham gostado do post, pelo tema e pela forma como apresentei. Se tiverem dúvidas ou sugestões sobre esse e outros temas, é só deixar um comentário aqui ou no insta que eu farei o meu melhor para atender. 
  Se você ainda não se inscreveu aqui no blog, clica alí em cima em "Participar deste site" para fazer parte do nosso time de raposas.

Um beijo,
Rafa <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário