quinta-feira, 23 de julho de 2015

Aquarela - Peixe Beta

  Oi gente! Já falei sobre arte e ilustração aqui no blog, mas dessa vez é diferente, trouxe uma aquarela minha para mostrar à vocês. Ultimamente eu tenho me dedicado a aquarela e a maioria dos desenhos que faço eu tenho colorido com essa técnica tão encantadora. No Instagram já postei duas aquarelas minhas (as com os cupcakes, se você ainda não viu ou não segue, corre lá que sempre tem novidade), mas nesses posts não dei ênfase a técnica.


  A madrugada passada rendeu a pintura de uma aquarela que eu já planejava há um tempo, mas tinha medo de que não ficasse da maneira como eu queria, então fui adiando um pouco. Na semana passada eu desenhei no papel Canson um peixe Beta que eu já havia feito o rascunho em meu caderno há um bom tempo. Devido a um acontecimento triste na família no dia seguinte ao que desenhei, protelei um pouco mais a pintura; não costumo demorar para pintar, normalmente faço tudo no mesmo dia porque fico ansiosa para ver terminado, pena que dessa vez não foi possível. Para desenhar utilizei uma lapiseira e cobri todas as linhas com uma caneta fina de nanquim e ficou assim:

  
  Então para colorir usei minhas aquarelas em bisnaga da Pentel, as misturinhas que sobraram de outras pinturas (sempre guardo, vale muito a pena), alguns pincéis de cerdas macia e água, claro.
  Gosto de começar a pintura pelo lado esquerdo e por cores claras, então comecei pelas plantinhas utilizando tons diferentes de verde, principalmente.


  As plantas que desenhei são inspiradas em plantas aquáticas que assim como o Beta, são asiáticas. Não conheço muito sobre aquários, peixes e plantas, mas quis fazer uma composição que não ornasse apenas formas e cores, mas também com um pouco do habitat original do Beta. Esse Beta eu fiz em homenagem ao que meu primo tinha  que era azul e vermelho (pensei em fazer ainda mais colorido, mas preferi ser fiel ao peixinho representado), esse peixe dava um charme a mais ao aquário todo (que tem outras espécies de peixes e as plantas que me inspiraram nesse desenho) e eu fiquei muito chateada quando ele morreu.


  Para contrastar com o azul e o verde predominantes, fiz o tronco sob o peixe com um tom de marrom quente e fiz as algas do lado direito (essas vieram mais da minha cabeça do que do aquário em si rsrs) em tons mais vivos. completei o preenchimento do Beta com vários tons de azul e vermelho que se mesclam em determinados pontos e o efeito de luz e molhado fiz com a tinta branca sobre os outros tons em algumas partes em destaque.
  Para finalizar a pintura em aquarela, fiz o fundo do "aquário" com tons suaves de turquesa que passam entre o verde e o azul. 


  Como fiz essa pintura na madrugada, aproveitei o tempo em que eu fui dormir para a secagem total da tinta e assim que acordei finalizei o contorno utilizando novamente o nanquim. Usei essa caneta da Staedtler com a ponta bem fininha, 0.05 para ressaltar algumas linhas do peixe e realçar seus detalhes. Assinei e datei como de costume e conclui essa aquarela muito satisfeita, ficou ainda melhor do que eu esperava.



  Os materiais utilizados foram uma lapiseira da Pentel apenas para riscar o desenho, a caneta nanquim (depois utilizei a borracha para apagar alguns traços que não fariam parte do desenho), o Kit com 12 bisnagas de aquarela da Pentel (são poucas cores, mas como podem ser misturadas, possibilitam uma infinidade de tons), um kit com 5 pinceis da Daiso Japan (que acredito que sejam para nanquim pois são japoneses e que são ótimo se comparados com o peço), um pincel chato da Tigre que não é para aquarelas, mas quebra um galho e o papel "canson" da Spiral creme de gramatura de 180g (dessa vez não utilizei o Montval, próprio para aquarela, mas esse papel é relativamente grosso e poroso então se adapta muito bem a técnica).


  Espero que vocês tenham gostado não só do post, mas também da minha aquarela. Algumas pessoas se interessam pelos meus desenhos e pela maneira como eu faço, por isso vim mostrar para vocês um pouco dessa minha paixão. Estou pensando em também fazer desenhos sob encomenda, então se você quiser presentear alguém ou decorar seu cantinho com algo único e feito com muito carinho, podemos conversar sobre a melhor forma de expressar o que deseja com minha arte.



Até o próximo,
Rafa ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário